Começamos a estudar sobre Funções nas últimas aulas! Você já deve ter percebido que muitos problemas do nosso cotidiano podem ser expressos por meio e funções. Assim, é importante lembrar que em TODAS as FUNÇÕES perpassam cinco ideias bem importantes:
DEPENDÊNCIA
VARIÁVEL
CORRESPONDÊNCIA
REGULARIDADE
GENERALIZAÇÃO.
Assim, para estudarmos um pouco mais sobre isso, seguem duas tarefas:
Para estudar sobre este assunto, deixo aqui algumas tarefas simples:
1) Baixe a lista de atividade aqui e procure resolvê-la no caderno! Pesquise sobre algumas questões se achar necessário ou poste suas dúvidas aqui!
1) Baixe a lista de atividade aqui e procure resolvê-la no caderno! Pesquise sobre algumas questões se achar necessário ou poste suas dúvidas aqui!
2) Pesquisar e postar como comentário nesta publicação uma pergunta ou uma curiosidade ou algo que você acha importante sobre as funções! (A sua publicação estará sujeita a moderação e valerá uns pontinhos extras)! Não esqueça de mencionar o seu nome no comentário.
Beijinhos e bons estudos! 😘
Diofanto foi um matemático que viveu em Alexandria no século 3º. Foi o primeiro matemático grego a usar simbolismo algébrico e sua obra nos chegou através de fragmentos do seu livro "Aritmética". Em sua homenagem, chamamos de equações diofantinas as equações cujas soluções devem ser números inteiros.
ResponderExcluirJulia E.
função foi um termo matemático introduzido por Gottfried Leibniz em 1964, para designar qualquer das várias variáveis geométricas.
ResponderExcluirThais~
O termo função, foi introduzido por Gottfried Leibiniz, em 1964, para designar qualquer das várias variáveis geométricas
ResponderExcluirthais~
Toda função na qual a variável x aparece com o expoente máximo igual a 2 é chamada de função quadrática, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente máximo da variável é o quadrado.
ResponderExcluirBruna Eduarda Adler.
Toda função na qual a variável x aparece com o expoente máximo igual a 2 é chamada de função quadrática, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente máximo da variável é o quadrado.
ResponderExcluirBruna Eduarda Adler.
Galileu agrupou todos os elementos em um importante conceito matemático: função quadrática. Toda função na qual a variável x aparece com o expoente máximo igual a 2 é chamada de função quadrática, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente máximo da variável é o quadrado.
ResponderExcluirEmilli
Registros históricos
ResponderExcluirA partir do século XVII começou a surgir as primeiras ideias sobre o conceito de função, com a necessidade de observação dos fenômenos e das leis que buscavam explica-los. Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727), por exemplo, utilizaram em seus trabalhos algumas noções de lei e dependência, como hoje sabemos, fortemente ligadas ao conceito de função.
No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes. Ainda no século XVIII, Leonhard Euler (1707-1783) fez uso da notação atual, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou o termo função.
A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática em outras ciências, como a física e a química.
ResponderExcluirNa matemática, o estudo da função é dividido basicamente em:
-Características, tipos e elementos de uma função.
-Função do primeiro grau.
-Função do segundo grau.
Lana C. Jeske
Na matemática, o estudo da função é dividido basicamente em:
ResponderExcluir-Características, tipos e elementos de uma função.
-Função do primeiro grau.
-Função do segundo grau.
Amanda Bohrer.
Você é capaz de somar os algarismos de 1 a 100 em poucos minutos?
ResponderExcluirCarl Friedrich Gauss (1777-1855) aos 10 anos de idade respondeu rapidamente 5.050 ao seu professor surpreendendo-o pela sua grande habilidade na matemática. Em 1792, seu talento foi reconhecido pelo duque de Braunschweig, que lhe garantiu recursos para prosseguir o estudo de matemática
Julia N.
O primeiro a citar o conceito de função foi o inglês Isaac Newton (1642-1727). Apropriando-se das teorias de Newton, o matemático alemão Wilhelm von Leibniz (1646 – 1716), demonstrou pela primeira fez a aplicação do conceito de função, em 1673, no manuscrito, em latim, “Methodus tangentium inversa, seu de fuctionibus”.
ResponderExcluirDjeiny Rodrigues
Estabelecemos uma função quando relacionamos uma ou mais grandezas. Parte dos fenômenos naturais pode ser estudada graças ao desenvolvimento nessa área da matemática.
ResponderExcluirKamilly B.
No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou tal termo (função).
ResponderExcluirGehovana Mascarello Pereira.
O conceito matemático de função emergiu no século XVII em conexão com o desenvolvimento do Cálculo. O termo "função" foi introduzido por Gottfried Leibniz em uma de suas cartas, datada de 1673, na qual ele descreve a declividade de uma curva em um ponto específico.
ResponderExcluirAmanda Lerner.
A partir do século XVII começou a surgir as primeiras ideias sobre o conceito de função, com a necessidade de observação dos fenômenos e das leis que buscavam explica-los. Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727), por exemplo, utilizaram em seus trabalhos algumas noções de lei e dependência, como hoje sabemos, fortemente ligadas ao conceito de função.
ResponderExcluirJaqueline R
Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples.
ResponderExcluirMaira Weigmer.
No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes. Ainda no século XVIII, Leonhard Euler (1707-1783) fez uso da notação atual, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou o termo função.
ResponderExcluir(Ester)
Todos os elementos do conjunto domínio devem possuir representação no conjunto do contradomínio. Caso isso não ocorra, a lei de formação não pode ser uma função.
ResponderExcluirMaria C.
A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática em outras ciências, como a física e a química.
ResponderExcluirNa matemática, o estudo da função é dividido basicamente em:
-Características, tipos e elementos de uma função.
-Função do primeiro grau.
-Função do segundo grau.
Como eu posso representar uma fração dentro de uma função?
ResponderExcluir-Letícia <3