Funções na nossa vida!

 



Olá galerinha! Tudo certo com vocês?👍

Começamos a estudar sobre Funções nas últimas aulas! Você já deve ter percebido que muitos problemas do nosso cotidiano podem ser expressos por meio e funções. Assim, é importante lembrar que em TODAS as FUNÇÕES perpassam cinco ideias bem importantes:

DEPENDÊNCIA
VARIÁVEL
CORRESPONDÊNCIA
REGULARIDADE
GENERALIZAÇÃO.

Assim, para estudarmos um pouco mais sobre isso, seguem duas tarefas:

Para estudar sobre este assunto, deixo aqui algumas tarefas simples:

1) Baixe a lista de atividade aqui e procure resolvê-la no caderno! Pesquise sobre algumas questões se achar necessário ou poste suas dúvidas aqui!

2) Pesquisar e postar como comentário nesta publicação uma pergunta ou uma curiosidade ou algo que você acha importante sobre as funções! (A sua publicação estará sujeita a moderação e valerá uns pontinhos extras)! Não esqueça de mencionar o seu nome no comentário.

Beijinhos e bons estudos! 😘

Comentários

  1. Diofanto foi um matemático que viveu em Alexandria no século 3º. Foi o primeiro matemático grego a usar simbolismo algébrico e sua obra nos chegou através de fragmentos do seu livro "Aritmética". Em sua homenagem, chamamos de equações diofantinas as equações cujas soluções devem ser números inteiros.
    Julia E.

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  2. função foi um termo matemático introduzido por Gottfried Leibniz em 1964, para designar qualquer das várias variáveis geométricas.
    Thais~

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  3. O termo função, foi introduzido por Gottfried Leibiniz, em 1964, para designar qualquer das várias variáveis geométricas
    thais~

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  4. Toda função na qual a variável x aparece com o expoente máximo igual a 2 é chamada de função quadrática, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente máximo da variável é o quadrado.
    Bruna Eduarda Adler.

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  5. Toda função na qual a variável x aparece com o expoente máximo igual a 2 é chamada de função quadrática, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente máximo da variável é o quadrado.
    Bruna Eduarda Adler.

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  6. Galileu agrupou todos os elementos em um importante conceito matemático: função quadrática. Toda função na qual a variável x aparece com o expoente máximo igual a 2 é chamada de função quadrática, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente máximo da variável é o quadrado.
    Emilli

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  7. Registros históricos
    A partir do século XVII começou a surgir as primeiras ideias sobre o conceito de função, com a necessidade de observação dos fenômenos e das leis que buscavam explica-los. Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727), por exemplo, utilizaram em seus trabalhos algumas noções de lei e dependência, como hoje sabemos, fortemente ligadas ao conceito de função.
    No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes. Ainda no século XVIII, Leonhard Euler (1707-1783) fez uso da notação atual, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou o termo função.

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  8. A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática em outras ciências, como a física e a química.
    Na matemática, o estudo da função é dividido basicamente em:
    -Características, tipos e elementos de uma função.
    -Função do primeiro grau.
    -Função do segundo grau.
    Lana C. Jeske

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  9. Na matemática, o estudo da função é dividido basicamente em:
    -Características, tipos e elementos de uma função.
    -Função do primeiro grau.
    -Função do segundo grau.
    Amanda Bohrer.

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  10. Você é capaz de somar os algarismos de 1 a 100 em poucos minutos?

    Carl Friedrich Gauss (1777-1855) aos 10 anos de idade respondeu rapidamente 5.050 ao seu professor surpreendendo-o pela sua grande habilidade na matemática. Em 1792, seu talento foi reconhecido pelo duque de Braunschweig, que lhe garantiu recursos para prosseguir o estudo de matemática

    Julia N.

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  11. O primeiro a citar o conceito de função foi o inglês Isaac Newton (1642-1727). Apropriando-se das teorias de Newton, o matemático alemão Wilhelm von Leibniz (1646 – 1716), demonstrou pela primeira fez a aplicação do conceito de função, em 1673, no manuscrito, em latim, “Methodus tangentium inversa, seu de fuctionibus”.
    Djeiny Rodrigues

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  12. Estabelecemos uma função quando relacionamos uma ou mais grandezas. Parte dos fenômenos naturais pode ser estudada graças ao desenvolvimento nessa área da matemática.
    Kamilly B.

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  13. No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou tal termo (função).

    Gehovana Mascarello Pereira.

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  14. O conceito matemático de função emergiu no século XVII em conexão com o desenvolvimento do Cálculo. O termo "função" foi introduzido por Gottfried Leibniz em uma de suas cartas, datada de 1673, na qual ele descreve a declividade de uma curva em um ponto específico.
    Amanda Lerner.

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  15. A partir do século XVII começou a surgir as primeiras ideias sobre o conceito de função, com a necessidade de observação dos fenômenos e das leis que buscavam explica-los. Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727), por exemplo, utilizaram em seus trabalhos algumas noções de lei e dependência, como hoje sabemos, fortemente ligadas ao conceito de função.
    Jaqueline R

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  16. Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples.
    Maira Weigmer.

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  17. No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes. Ainda no século XVIII, Leonhard Euler (1707-1783) fez uso da notação atual, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou o termo função.
    (Ester)

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  18. Todos os elementos do conjunto domínio devem possuir representação no conjunto do contradomínio. Caso isso não ocorra, a lei de formação não pode ser uma função.
    Maria C.

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  19. A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática em outras ciências, como a física e a química.
    Na matemática, o estudo da função é dividido basicamente em:
    -Características, tipos e elementos de uma função.
    -Função do primeiro grau.
    -Função do segundo grau.

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  20. Como eu posso representar uma fração dentro de uma função?
    -Letícia <3

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