Olá alunos e alunas! 👦👧😏
Hoje iremos conversar sobre um assunto muito importante, mas nem sempre levado tão a sério: as equações matemáticas!💭😀
No 7º ano, quando começamos a resolver problemas onde os dados não são explícitos, começa o "enrosco" de muitos alunos, pois as letras como x, y, z começam a fazer parte da Matemática e seguem até o final do Ensino Médio! Por isso, entender o que elas significam e como utilizá-las nos problemas é fundamental!
Então, partiu revisão! 😛
PARTE 1
1) Você sabe resolver uma equação de 1º grau?
Este é o primeiro quesito básico para darmos continuidade aos nosso estudos. Por isso, lhe proponho algumas tarefas simples que ajudará você a entender um pouco mais sobre as tais equações!Mas antes, uma tarefa importante: 👿
a) Pesquise e responda em seu caderno: o que é uma expressão algébrica em Matemática? E o que é uma equação em Matemática? Há diferença entre os conceitos pesquisados? Se sim, quais?
Para resolver uma equação exitem diferentes jeitos! Gosto de pensar na ideia da balança, pois tudo parece ficar mais fácil! Vejamos um problema ... As figuras a seguir representam balanças de dois pratos, em equilíbrio. Sabendo que cada caixa tem a mesma massa x, calcule a massa de cada caixa.
a)
b)
b) Descreva como solucionou estes problemas em seu caderno. Apresente para a professora antes de prosseguir.
Após realizar a pesquisa e relembrar
c) Anote cada equação proposta no jogo em seu caderno com a sua respectiva resolução.
PARTE 2
2) Em que tipo de problemas utilizamos as equações matemáticas?
Para começar, precisa ficar claro para você o que é uma expressão algébrica e uma equação algébrica! Para isso, vamos realizar a atividade a seguir:
Muitos são os problemas onde as equações de 1º grau nos dão total suporte para resolvê-las! Vamos ver, mas fique esperto nas atividades!d) Expressão ou Equação? Para cada sentença a seguir responda se é uma expressão ou equação matemática. Após, verifique sua pontuação!
Agora, resolva os problemas classificados como Equações Matemáticas no seu caderno!
e) Copie as atividades a seguir no seu caderno e responda junto ao seu parceiro._______________________________________________________
1. A figura a seguir tem dois potes de doces, ambos com o mesmo peso.
a) Descreva como você faria para descobrir a massa (peso Kg) de cada um dos potes de doce.
b) Indique com uma letra o pote de doce.
c) Traduza o equilíbrio da balança por meio de uma equação e resolva.
d) Qual o valor de cada pote de doce?
2. Lucas comprou um celular por R$ 875,00 e 4 pendrives de valores iguais, gastando no total R$ 979,00. Que valor Lucas pagou em cada pendrive?
a) Representar o valor desconhecido por uma letra:
b) Represente o problema na forma de equação:
c) Resolva a equação:
3. Agora para cada balança elabore uma situação problema e depois encontre o valor de cada pacote.
4. Num quadro mágico, a soma
dos números de cada linha, coluna ou diagonal é sempre a mesma. Descubra
o valor de x no quadro mágico a seguir e, depois, complete cada quadrado:
Muito bem! Se você chegou até aqui com todas as atividades realizadas em seu caderno, mostre-as para a professora! 🙋E parabéns!💖
Por fim, deixo um desafio! Poste sua solução nos comentários!
_______________________________________________________
Referências
OLIVEIRA, C. G. de. Um estudo da equação do primeiro grau e suas diferentes representações: resultados da intervenção realiza com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Disponível aqui.
RODRIGUES, L. L. B. Ler, Criar e Jogar: metodologias alternativas para ensinar equação do 1º grau. Disponível aqui.
_______________________________________________________
Comentários
Postar um comentário